Dor de Garganta → Conheça os Sintomas e Causas!

A dor de garganta pode ser um grande empecilho em muitas situações da vida. Por ser um sintoma comum, acomete grande parte da população, podendo ser persistente, como em conjunto com gripes ou resfriados ou até em casos mais severos como a amigdalite.

Dificuldade de falar e engolir, além da inflamação e irritação estão no topo dos malefícios. Porém, nos casos de gripes e resfriados a dor de garganta pode acabar em alguns dias. Porém, merece uma atenção especial se for prolongada e junto de tosse.

O Que Fazer Identificar a Dor

O primeiro passo a ser seguido é a identificação da dor de garganta. O melhor a fazer é a consulta médica, porém, é sabido que muitas pessoas ignoram essa dor, por ser “cotidiana” e passageira. Dar um cuidado especial para a aparência e estado da garganta. 

dor de garganta o que fazer

Ver se há vermelhidão, aftas ou inchaço, principalmente nas amígdalas. Em alguns casos, pode se apresentar com febres e dores de cabeça, típicos de gripes e resfriados. Existem, também, vários “remédios” caseiros que serão mostrados no decorrer da leitura.

Quais São as Causas e Sintomas Mais Comuns?

Os sintomas são muitos e se apresentam de forma diferente de pessoa para pessoa. A maioria dos casos as dores de garganta indicam doenças infecciosas, essas, podendo ter causas virais ou bacterianas, ou, também, podem indicar inflamações leves, decorrentes das trocas de temperatura.

As causas das dores de garganta por infecções virais são:

  • gripe ou resfriado, que são os tipos mais comuns;
  • Faringite, que é a voz rouca acompanhada de tosse e Laringite, que é a inflamação nas cordas vocais;
  • Amigdalite, a inflamação dolorida das amígdalas, caracterizada por vermelhidão e inchaço na garganta.

As causas das dores de garganta por infecções bacterianas são:

  • Faringite e laringite intensas;
  • Inflamação de epiglote;
  • Também, em alguns casos, Doenças Sexualmente Transmissíveis, DSTs, podem provocar dores de garganta. Como clamídia e gonorreia. 

Prevenção Para Dores de Garganta

dor de garganta prevençaoAs causas estão relacionadas aos sintomas. Quando a dor de garganta é de ordem viral ou bacteriana, o tratamento é mais demorado. Pensando nisso, é difícil fazer a prevenção contra essas dores. Mas existem alguns métodos simples que podem ajudar.

Lavar as mãos com frequência, principalmente se houve contato com grandes grupos de pessoas, aglomerações ou pessoas gripadas. O vírus da gripe se manifesta no corpo humano, em média, 4 dias após o encontro com alguém que já tenha o vírus.

Tratamento Caseiro Para Dor de Garganta 

A vitamina C é muito importante nessa recuperação, embora não seja a principal solução caseira. Muitas pessoas pensam que o suco de laranja ou sucos cítricos sejam as únicas opções para curar espirros, tosse e dores de garganta. Mas existem estudos que comprovam que eles apenas ajudam, cerca de 30% na melhora.

Gargarejos com água morna também ajudam, chás, como de gengibre e canela (tomar de 3 a 4 vezes por dia) além de mel. O mel tem grandes propriedades que conseguem ajudar no tratamento contra a gripe, 2 a 3 colheres de mel já são suficientes.

O que Tomar Para Gripe

dor de garganta o que tomar O melhor a fazer é a procurar ajuda médica, principalmente se os sintomas permanecem os mesmos por mais de uma semana. Porém, o mais comum é o uso de analgésicos, como pastilhas para garganta e  medicamentos anti-inflamatórios.

A automedicação não é uma opção, porque os sintomas podem ser agravados. Entretanto, alguns medicamentos já são consagrados no mercado brasileiro como a Nimesulida e a Amoxicilina, além de combaterem, também, a febre. 

Deixe se comentário