Candidíase → Saiba as Causas e os Tipos dessa Infecção!

A candidíase é uma infecção fúngica, que acomete o sistema imunológico do paciente, o fazendo vulnerável às demais doenças e infecções. Embora muitas pessoas pensem que esse tipo de infecção somente acontece em mulheres, estão enganados. 

Existem muitos relatos de candidíase em homens também, sendo o tratamento feito através de pomadas e medicamentoso. Esses, eliminam os fungos que promovam a doença e, assim, consegue aliviar os sintomas da infecção. 

O Que É Essa Infecção?

O crescimento excessivo do fungo Candida é o responsável por essa infecção. Esse tipo de fungo está presente no organismo humano porém, o sistema imunológico do corpo tem a capacidade de combater esse crescimento exagerado. 

candidiase

Quando o sistema imunológico falha, por diversos motivos, fraqueza ou questões hormonais, o organismo fica suscetível ao crescimento exagerado desse fungo, gerando a candidíase. O mais comum é a genital, porém, pode se manifestar em várias partes do corpo, como boca, pele ou intestinos. 

Tipos de Candidíase

A candidíase genital, masculina ou feminina, não necessariamente é transmitida pelo contato íntimo, porque surge quando o sistema imunológico está fraco e comprometido. Até mesmo no tratamento com antibióticos, independentemente do sexo.

Pode apresentar também na pele, nas regiões da virilha, atrás do joelho, pescoço ou umbigo. Na boca e língua, apresentando uma grande quantidade de aftas, até no céu da boca. E, também, intestinal, é um caso que afeta pacientes com doenças sérias. 

Sintomas Gerais da Infecção

candidiase sintomasOs sintomas variam de acordo com o tipo de candidíase, porém, os mais sintomas são parecidos, como, por exemplo: coceira intensa, vemelhidão, placas esbranquiçadas, tanto no pênis, vagina e boca, corrimento esbranquiçado, além de muita dor e desconforto. 

Entretanto, é preciso ressaltar que a candidíase não é necessariamente transmissível em uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), como muitos pensam. Porém, é claro, o sexo deve ser sempre seguro, para evitar a contaminação com outro tipo de doença.

Causas Principais

O uso frequente de antibióticos, assim como de anticoncepcionais pode alavancar o crescimento desordenado desse tipo de fungo. Também, grandes mudanças hormonais como gravidez também podem estar relacionados com a infecção.

Também, o uso frequente de roupas apertadas ou molhadas, andar descalço e usar o mesmo tipo de luvas por muitas vezes. Usar o mesmo absorvente por mais de 3 horas seguidas, principalmente se for o tipo interno de absorvente. 

Como é Feito o Tratamento?

candidiase tratamentosAções simples do dia-a-dia conseguem amenizar os sintomas e também preveni-los, como:

  • Usar roupas limpas e secas (preferencialmente em algodão);
  • Lavar a área genital somente com água corrente e sabonete (neutro);
  • Evitar o uso de absorventes internos, principalmente durante o tratamento;
  • Relação sexual deve ser feita somente com o uso preservativo.

O tratamento também pode ser  medicamentoso, com o uso tanto de pomadas quanto de pílulas. Esses medicamentos geralmente são antifúngicos, a candidíase genital é geralmente tratada com Fluconazol, aplicada 2 a 3 vezes por dia, entre 3 até 15 dias. O mais indicado é a consulta médica, que será capaz de passar o diagnóstico correto e a prescrição. 

Deixe se comentário