Azitromicina → Saiba a Posologia do Medicamento!

Azitromicina é o medicamento que serve para amenizar os efeitos de infecções da garganta por causas bactericidas e por motivos virais que acontecem comumente no inverno nas regiões mais frias, principalmente.

A azitromicina também é utilizada para conter as atividades da acne. É um antibiótico usado para funções respiratórias que diminui a quantidade de acne por atuar reduzindo secreções através de sua ação antibacteriana.

Para Que Serve a Azitromicina?        

Esse é um fármaco que é indicado para tratar infecções causadas por bactérias que regridam à azitromicina; infecções do trato respiratório como brônquios e pulmões, como a bronquite, nariz, faringe, como faringite, laringe, como laringite e traqueia, incluindo doenças crônicas. Saiba mais sobre a Bronquite!

azitromicina

Sinusite, faringite ou amigdalite, infecções da pele e tecidos moles; em otite média (infecção do ouvido médio) aguda e nas doenças sexualmente transmissíveis não complicadas nos genitais de homens e mulheres, causadas por bactérias.

Posologia Complementar

Esse medicamento contem a substância que nomeia o produto em questão. A azitromicina é a substância que inibe a proliferação através da síntese protéica bacteriana. Ela faz a supressão das bactérias, evitando que a doença se prolifere.

Quando é realizado um tratamento onde a azitromicina é usada em conjunto com medicamentos que tratam da infecção, pode se reduzir o mal-estar causado por doença bacteriana em até dois ou três dias de tratamento. Ainda assim é importante realizar o tratamento completo.

Como Tomar Com Segurança?

azitromicina composição

O tratamento com antibióticos precisa ser feito sempre de maneira completa, uma vez que a ingestão de antibióticos pode se tornar, de certa forma, um “vício” para o organismo. Se não for administrado no período e horários adequados, pode não surtir efeitos.

A melhor maneira de ingerir o medicamento para evitar sentir estufamento ou efeitos colaterais é fazer a administração sempre acompanhada de uma alimentação correta. Veja mais sobre a bula! Não ingira bebida alcoolica durante o tratamento.

Suspensão do Medicamento

A Azitromicina, quando formulada por alguns laboratórios pode vir em forma de suspensão para reconstituição líquida. Isso é quando um medicamento vem em pó e a mistura em água compõe o que se irá ingerir.

O medicamento pode vir em outras formas também, além da suspensão oral que é de reconstituição, também é possível fazer a administração do remédio em forma de comprimidos.

Preço Praticado nas Farmácias

azitromicina suspensao

O preço desse medicamento deve variar de acordo com a região em que vce se encontra, de acordo com a média de preço regulamentada pela região, e de acordo com o laboratório que produziu o medicamento.

Pode ser encontrada com alguns nomes fantasia; aqui no Brasil é popularmente conhecida como Azi, pelo laboratório Sigma Pharma e também é popular como Astro, do laboratório EMS.

Como Funciona a Azitromicina?

O mecanismo de ação da azitromicina inclui a supressão da proteína produzida pelas bactérias, evitando a proliferação e reprodução das bactérias. Após a administração oral seu efeito deve ter início em cerca de 2 a 3 horas, se tomado corretamente.

Este medicamento não deve ser ingerido por pessoas com histórico de hipersensibilidade ou reações alérgicas à azitromicina, eritromicina, ou a qualquer medicamento que seja proveniente da mesma classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina, ou a qualquer componente da fórmula.

Fique Sabendo Antes de Usar o Medicamento

O uso frequente de Azitromicina pode acometer reações alérgicas graves como angioedema (inchaço causado por situações de crises alérgicas) e anafilaxia (reação alérgica grave que inclui sufocamento), raramente fatal, e reações dermatológicas incluindo Síndrome de Stevens Johnson (reação alérgica grave com bolhas na pele e mucosas).

Se ocorrer alguma reação alérgica, o uso do medicamento deve ser descontinuado e deve ser administrado tratamento adequado. O uso de antibióticos pode causar infecção e diarreia por Clostridium difficile (tipo de
bactéria) que pode se tornar grave. É sempre necessária a orientação médica.

Caso Você Esqueça de Tomar o Medicamento

Caso você esqueça de tomar a esse medicamento no horário certo indicado pelo seu médico, você deve tomar assim que lembrar. Porém, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico.

Em hipótese nenhuma você irá realizar a ingestão do dobro da posologia indicada para compensar doses esquecidas. Deve-se ter em mente que esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento, assim como a ingestão de bebidas alcoólicas. 

Casos de Superdosagem 

Procure um médico no caso de superdose com azitromicina, cujos sintomas são semelhantes àqueles observados com as doses recomendadas. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações para auxiliar alguém em uma situação de superdosagem desse medicamento.

Deixe se comentário