Sinusite → Conheça os Sintomas e Tratamentos!

A sinusite é uma inflamação, dos seios da face, localizado perto do nariz e olhos. Essa inflamação tem diversas vertentes, podendo ser alérgica ou infecciosa. Também é chamada por muitos de rinossinusite. A principal reclamação das pessoas que sofrem são as dores na região do rosto.

Também há dor na cabeça e secreção nasal. Porém, é preciso lembrar que os sintomas variam de acordo com o tipo de problema e de cada organismo. Esse processo inflamatório costuma ser muito dolorido, fazendo com que muitas pessoas optem pela consulta médica.

O Que é a Sinusite?

A inflamação dos seios do rosto, o conjunto formado ao redor do nariz, maças do rosto e testa. A avaliação, geralmente feita por um médico otorrinolaringologista, com o hemograma completo o diagnóstico já pode ser feito. Raio X e tomografia computadorizada são necessários em casos mais severos.

sinusite

Embora seja uma doença muito dolorida, é considerada comum. E, dependendo do seu tipo, pode ser evitada com ações simples de higiene do dia-a-dia. Também pode ser tratada e seus sintomas aliviados com o uso de medicamentos e analgésicos.

Tipos da Inflamação

A sinusite pode ser causada por muitos fatores, sendo geralmente causa por infecções virais. E conta com uma classificação, que leva em consideração o tipo e a localização em que a doença está se manifestando e o tempo que a pessoa está sentido a dor.

A classificação se dá basicamente por:

  • Infecciosa: recorrente de infecções, muita dor e obstrução nasal. Ainda se subdivide em Bacteriana e Fúngica;
  • Alérgica: em conjunto com muita febre e pode facilmente ser confundida com uma simples alergia;
  • Traumática: dor maxilar, recorrente à pressão de, por exemplo, viagens de avião ou mergulhos;
  • Aguda: Duração de, mais ou menos, 1 mês;
  • Crônica: Dor superior a 3 meses.

Quais São os Sintomas?

sinusite sintomasO problema está que a sinusite, na maioria dos seus casos, se parece muito com uma simples alergia ou gripe/resfriado. Principalmente se a estação do ano for primavera ou inverno. Assim, as pessoas acabam deixando de lado e os sintomas e dores se intensificam gradativamente.

Se as dores se intensificarem por mais de 10 dias, já é um motivo para procurar ajuda médica. Os principais sintomas são: dores agudas de cabeça, muita febre, dores na região do rosto, coriza, espirros e grande obstrução nasal. Lembrando que os sintomas podem variar.

Quais as Causas dessa Inflamação?

Como comentado, a sinusite pode tanto ser causada por agentes infecciosos quanto fúngicos, bacterianos e alérgicos. Choques térmicos, poeira, poluição, exposição a agentes químicos. Todos esses fatores e causas, em conjunto, formam esse inflamação.

A questão é que o ar está muito poluído, com as emissões de gases dos carros e fábricas, o céu cinza compromete não somente nossa visão, mas a saúde em um contexto geral. E, mesmo quando tratada, sempre deve existir a atenção, porque pode voltar.

Qual o Melhor Tratamento Tratamento?

sinusite tratamentoO principal tratamento para a ainda é o medicamentoso e, claro, prescrito pelo médico clínico geral ou, preferencialmente, o otorrinolaringologista (em caso de crianças, o pediatra).  A recomendação provavelmente será com corticoides nasais, como sprays.

Também, o medicamento Cefalexina compreende um dos 10 medicamentos mais prescritos e eficazes para essa inflamação. Já em casa, principalmente se houverem crianças, a renovação do ar é muito importante. A dica da vez é um umidificador e purificador de ar.

Deixe se comentário