Risperidona → Confira os Efeitos Colaterais do Medicamento!

risperidonaUm dos medicamentos mais conhecidos para o tratamento de psicoses tanto delirantes como depressivas é o risperidona. O medicamento é muito usado para esse tipo de tratamento, mas por ser um medicamento controlado não deve ser tomado sem prescrição médica.

O remédio não é utilizado para tratar de estresse cotidiano, e não serve como relaxante ou para auxiliar no sono, ele é utilizado para doenças mais sérias, pois é considerado um antipsicótico atípico. Ele é produzido pela Janssen Farmacêutica.

O Que É O Medicamento?

O risperidona é um antipsicótico atípico, ou seja, ele é um medicamento utilizado para tratar de certos transtornos psiquiátricos. Diferentes de outros medicamentos dessa classe, ele também é utilizado para tratar de pacientes com esquizofrenia.

Ele tem efeitos positivos sobre alguns transtornos de pensamentos, emoções, e atividades como confusão, alucinações, distúrbios, desconfiança exagerada, isolamento da sociedade, também é usado com pessoas que são extremamente introvertidas.

Confira a Bula do Medicamento

É muito importante ler a bula desse medicamento, pois ele é controlado e muito forte, não deve ser usado por pessoas que não possuem qualquer uma das doenças citadas anteriormente. Os pacientes que possuem alguma alergia a seus componentes também não devem usar.

risperidona confira a bula do medicamento

Na bula é possível verificar para que ele serve, como tomar o medicamento, sua composição, indicações, e os possíveis efeitos colaterais que ele poderá dar ao usuário. Se ao usá-lo der alguma reação, parar o uso imediatamente e ir até um hospital.

Para Que Serve o Risperidona?

O antipsicótico é usado para tratar transtorno bipolar, psicose depressiva, transtorno obsessivo-compulsivo e síndrome de Tourette. Além disso, é usado para tratar psicose esquizofrênica aguda e crônica.

Os sintomas dessas doenças são controlados por esse medicamento, como a agressão verbal e física, a desconfiança exagerada e a agitação. Pessoas que sofrem de Alzheimer, dependendo do diagnóstico e do estágio da doença também podem usar.

Veja Indicações e Contraindicações

risperidona indicaçoesNa bula é possível ver como armazenar o medicamento corretamente, além de suas contraindicações. É importante que pessoas alérgicas aos seus componentes não o utilizem, e caso necessitem fazer, tenha o acompanhamento de um médico.

Para cada idade e caso existe uma dose especifica que deverá ser indicada pelo médico do paciente. Inclusive, é necessário informar o médico sobre qualquer doença que o paciente sofra, pois a posologia deverá ser ajustada.

Efeitos Colaterais Do Remédio

Como todo medicamento, o riperidona também possui efeitos colaterais. Antes de usar o medicamento leia a bula e fique a par de todos os possíveis efeitos que ele traz, e suspenda o uso caso qualquer um dos sintomas seja sentido.

Veja alguns dos efeitos colaterais do remédio:

  • Anemia;
  • Hipersensibilidade;
  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Nervosismo;
  • Visão turva;
  • Dor de ouvido.

Deixe se comentário