Queda de Cabelo → Saiba Mais Sobre esse Problema!

Toda população mundial é afetada pela queda de cabelo,  tanto no sexo masculino quanto no feminino. Não existe uma causa específica para a queda, uma vez que se manifesta de forma diferente em cada organismo. É importante ressaltar que é diferente de calvície!

Na maioria dos casos, essa queda está ligada com a questão hormonal, com o desequilíbrio hormonal. Além do fato que o estresse diário, a dieta nutricional desequilibrada e a falta de exercícios físicos pode contribuir para que esse tipo de problema se manifeste.

Como Acontece essa Queda?

A queda de cabelo é caracteriza pela perda pequena ou em grande quantidade de cabelo durante o dia ou a noite. Normalmente percebida durante o banho, onde os fios que caem ficam mais evidentes, é necessário um acompanhamento médico caso aconteça com frequência.

queda de cabelo

Esse problema pode se manifestar tanto em homens quanto em mulheres. Porém, é mais comum acontecer em homens. Nas mulheres, fatores como gravidez ou o próprio uso do anticoncepcional, como alternaram os hormônios.

Diferença Entre Calvície e Queda de Cabelo

A alopecia, chamada de calvície atinge o público masculino em sua maioria, devido ao enfraquecimento do fio do cabelo. Geralmente ligado à genética, e, normalmente, o fio de cabelo desenvolve sensibilidade à testosterona, fazendo esse fio atrofiar.

Porém, a queda de cabelo, geralmente, não prevê a calvície. A queda está ligada com a questão hormonal, acontece de modo repentino. A calvície se desenvolve, e, assim como a queda, deve ter auxílio médico para melhor entendimento da situação.

Principais Causas desse Problema

queda de cabelo principaisNas mulheres, essa perda de cabelo pode estar ligada diretamente com o uso do anticoncepcional, por exemplo. Também, por problemas na tireoide, causas psicológicas ou emocionais, baixa imunidade ou anemia. A falta de vitaminas, principalmente ferro e zinco podem estar por trás desse problema!

Já nos homens, a queda por estar ligada ao início da calvície, justamente pelo excesso de testosterona no corpo masculino. Dermatites comuns também podem estar ligadas à essa perda de cabelo. Além da presença de fungos, bactérias e, em alguns casos, anemias decorrentes de doenças infecciosas. Além do fato de que, alguns homens, por questão estética, procuram profissionais para o crescimento de barba.

Qual Médico Procurar?

Um clínico geral deve ser procurado em primeira mão. Após a solicitação de exames básicos e hemograma completo, esse médico irá lhe encaminhar para um especialista. Geralmente o acompanhamento acontece por médicos endocrinologistas e dermatologistas.

A endocrinologia e a dermatologia estão diretamente ligadas com os hormônios do corpo humano e o estudo da pele. Após realizar sua bateria de exames, os médicos serão capazes de dizer o motivo da perda de cabelo e quais são os tratamentos.

Como Tratar Essa Queda?

queda de cabelo tratarExistem muitos tratamentos para tratar essa queda. Tanto naturais, caseiros e até medicamentos. Existem, entretanto vasodilatadores que são capazes de tratar esse problema. Um deles é o Minoxidil, responsável por aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo. Contribui até para o crescimento de barba. Conheça mais sobre o Minoxidil!

Em casos de queda de cabelo, principalmente se for um problema persistente, o melhor a fazer é procurar ajuda médica. Existem especialistas, como relatado, que estão dispostos a tentar resolver esse problema de uma foram segura. 

Deixe se comentário