Obesidade → Saiba Tipos, Principais Causas e Sintomas!

A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Embora muitos digam que as causas se limitam somente em comer muito, pelo excesso de comida ou falta de exercícios, a medicina atual já tem novos pareceres.

É claro que esses fatores podem, com certeza, agravar um caso de obesidade. Questões psicológicas estão no topo desse patamar, a pessoa se sente mal e, na maioria das vezes tenta perder peso. Porém, não consegue. Com isso, outros problemas são acarretados.

O que é a Obesidade?

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo, gordura, no corpo. O IMC, Índice de Massa Corporal, superior a 30kg/m². Esse cálculo funciona dividindo a altura pelo metro quadrado da altura. Outras doenças podem ser desencadeadas.

obesidade o que e

Além, é claro de pressão alta, problemas cardiovasculares e diabetes do tipo 2, a depressão também ocupa um lugar expressivo. É considerada uma das principais causas de morte em todo mundo.  Em síntese, ocorre quando a ingestão alimentar é maior que o gasto calórico.

Tipos Comuns

Pode ser classificada e divida  de vários tipos. Por exemplo, existe a que o corpo fica em formado de maçã, chamada de andróide. E a com o formato de pera, chamada de ginecóide. Essa última, geralmente afeta mulheres.

Porém, são três os tipos mais usados na medicina. A homogênea, periférica e abdominal. Sendo:

  • Homogênea: gordura depositada de forma homogênea pelo corpo;
  • Periférica: caracterizada pela gordura localizada nas pernas, coxas e nádegas;
  • Abdominal:  gordura localizada na região da barriga e cintura, peito e rosto.

Principais Causas

principais causasFatores genéticos e alterações hormonais não são causas exclusivas para a esse problema. Entretanto, dietas mirabolantes podem fazer o efeito contrário: engordar. Por isso, se o seu desejo é emagrecer, o mais aconselhável é acompanhamento com profissionais.

Se a obesidade já existe, nutrólogos, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas, além do clínico geral, devem trabalhar em conjunto para que o objetivo seja alcançado. Qualquer pessoa, obesa ou não, devem estar em dia com a saúde.

Sintomas de Obesidade

São muitos os sintomas, principalmente de efeito negativo. A falta de ar, por exemplo, dores excessivas no corpo e dificuldade em fazer esforços então no topo das dores. Também, dermatites e manchas podem surgir no corpo além de roncos noturnos e tão temida apneia do sono.

Também, sintomas de ansiedade e depressão como comentados. Além da consulta com um clínico geral, os exames devem estar em dias. Vale a pena ressaltar que obesidade não é uma sentença de morte, não é motivo de vergonha ou de se esconder.

Quais são os Tratamentos?

tratamentos obesidadeExistem medicamentos, indicados tratar casos agudos de obesidade, como a Sibutramina. Esse medicamento aumenta sensação de saciedade do organismo e pode ajudar na perca de peso. Porém, precisa de prescrição médica. 

Todos os medicamentos, doenças e tratamentos aqui mostrados são apenas de caráter de informação. Ou seja, não existe a recomendação, de forma alguma, de remédios. Diga NÃO à automedicação. Procure um profissional da saúde habilitado. 

Deixe se comentário