Lesão Muscular → Saiba Como Identificar e Conheça Tratamentos

Dores musculares são frequentes na vida dos brasileiros. Seja pela má posição no trabalho, falta de postura em casa ou dores causadas na academia e realização de exercícios físicos, esse tipo de lesão muscular os acompanha diariamente. Ninguém sabe ao certo o porquê isso ocorre e pode ser um sinal do seu corpo!

Essas dores são decorrentes de distensões muscoesqueléticas. Essas, podem ser leves, moderadas ou graves. E, dependendo do tipo da dor, pode impossibilitar a pessoa de seguir com seu cotidiano. Conheça mais sobre os tipos de lesões e principais medicamentos utilizados.

Tipos de Lesões Musculares 

Existem dois principais tipos de lesão muscular que podem ocorrer. Uma, relacionada às lesões no trabalho, má postura, escorregões, e quedas. As dores são, principalmente, localizadas na região do pescoço e na região das costas, principalmente.

lesao muscular

O outro tipo mais comum de lesão são as esportivas. Essas, ocorrem principalmente pela má realização do exercício, excesso de carga ou levar o músculo à exaustão. Isso inclui: ossos, músculos, articulações, tendões e ligamentos. O joelho também é bastante prejudicado pela má realização de exercícios físicos.

Como As Lesões Afetam?

Esse tipo de lesão e distensão se caracteriza por uma intensa dor localizada próxima às articulações, e ocorre logo após a queda ou o exercício físico. Dificuldades de locomoção, de realização de tarefas simples são apenas alguns dos sintomas dessa lesão.

É aconselhável parar a atividade física logo após sentir a dor e tentar não fazer muita força com esse músculo novamente. A questão é que existem alguns profissionais das áreas ligadas à educação física que afirmam que, quando o músculo dói, ele está trabalhando.

Causas da Dor de Lesão Muscular 

lesao muscular causasAs causas para essas lesões ou distensões são muitas. Se você está começando a frequentar uma academia, essa dor até pode ser considerada normal, mas, lembrando que a dor é suportável. Qualquer coisa além disso significa que você está pegando pesado demais e prejudicando seu corpo. 

Existem classificações para as dores musculares, de acordo com a gravidade. Essas, que merecem atenção e cuidado para que não se repitam. Existem exames que conseguem a identificar o tipo de lesão, como: aparelhos de tomografia e de ressonância magnética. 

Como Funciona o Tratamento 

O tratamento funciona através de compressas de gelo envolvidas em toalhas, em cerca de 20 minutos, umas três vezes ao dia. Porém, o mais usual é o uso de medicamentos de medicamentos anti-inflamatórios para sanar essa dor.

O repouso deve ser imediato para uma melhora rápida. Muitos desses medicamentos são vendidos sem receita médica em farmácias. Porém, a consulta é recomendada. Em dores mais leves, do cotidiano, o Cataflan, por exemplo, muito conhecido pelo público brasileiro e, também, o Ibuprofeno em forma de comprimido.

Dores Consideradas Graves 

dores graves lesao muscular

É conhecido que compressas são muito eficazes para tratamento de dores musculares, principalmente as causadas pela realização de esporte. Também, o uso de pomada e spays relaxantes conseguem trazer a sensação de alívio para a área dolorida.

Vale ressaltar que esse conteúdo é apenas para informação, procure ajuda especializada. Se você sente as dores citadas aqui, procure uma Unidade Básica de Saúde ou um médico, para que haja a prescrição correta do que você sente. 

Deixe se comentário