Etna → Descubra Para Que Serve o Medicamento!

O medicamento Etna é usado para o tratamento de lesões periféricas. Essas, que podem ser causadas por lesões fortes, esmagamento de membros síndromes vertebrais, ou, também, no pós-cirúrgico, na tentativa de regeneração do nervo.

É formado por vitamina B12, o início de ação do medicamento é variável. Pode acontecer em 10 dias ou em 30. Dependendo do tipo da doença inicial, tipo de tratamento (se está sendo usado em conjunto com outro medicamento) e pela gravidade.

Para Que Serve o Medicamento Etna?

O medicamento é usado na recuperação de membros no nervo periférico. Algumas síndromes vertebrais, como problemas de colina em geral, seccionamento por fragmentos e lesão por vibração. Também é usado em casos em que algum nervo foi fraturado, na tentativa se reanimar. Também pode ser usado em fraturas ósseas.

medicamento etna

Não deve ser usado em pacientes com histórico de alergias à fórmula do medicamento. Também não é recomendado às pessoas que tiveram algum Acidente Vascular Cerebral – AVC e em algumas doenças genéticas. Saiba mais sobre Fraturas Ósseas!

Qual a Bula do Medicamento?

O medicamento Etna é formado por substâncias como a Citicolina e Alopurinol. Se apresentando em forma de cápsulas gelatinosas dura, na cor rosa. O prazo de validade deve ser conferido antes de fazer o uso do medicamento.

Outro fato que deve ser comentado é que, as informações aqui contidas sobre o medicamento e aos demais, são puramente questões de conhecimento e informação para você que já foi receitado com o medicamento. Não recomendamos a automedicação. Em caso de dores, procure um médico.

Pode ser Usado Como Anti-inflamatório?

etna pode ser usadoEsse medicamento possui propriedades diferentes das contidas em anti-inflamatórios. Dessa forma, não é viável nem aconselhável o seu uso como anti-inflamatório. O remédio é voltado a regeneração de nervos oriundos de pancadas.

Pode ser uso de uso adulto e pediátrico, porém, em quantias determinadas pelo médico. Caso exista o uso indevido do medicamento, são possíveis efeitos colaterais:

  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Cansaço excessivo;
  • Formigamentos e vômitos.

Esse Medicamento Engorda?

Apesar de muitas pessoas pensarem que esse medicamento engorda. Isso não é previsto em seus efeitos colaterais. É possível que esse medicamento retenha líquidos, mas também não é algo comprovado na bula e na composição.

A questão é que, o remédio causa um cansaço extremo, por ter uma alta dosagem, como comentado. Dessa forma, existe uma dificuldade do paciente em fazer exercícios e passar mais tempo deitado. Dessa forma, dependendo do tempo, é possível que o paciente engorde. Confira mais aqui, na bula do medicamento.

Qual o Preço Médio?

eta preçoO Etna é um medicamento controlado, ou seja, é necessária a receita médica para fazer a sua compra e, principalmente, o seu uso. Seu preço varia dependendo de onde você estiver. Também, não existe versão do medicamento genérica.

Seu preço varia entre R$35,00 até, em média, R$135,00. Existe a versão injetável no mercado também, embora a mais usada e confiável é a versão em comprimido. É um medicamento muito bom para os casos citados. Lembrando: na dúvida, procure um médico.

Armazenamento e Estocagem do Medicamento 

Embora seja um faço pouco comentado, o armazenamento dos medicamentos é de suma importância que o princípio ativo não seja danificado. As dicas são simples, como: manter fora de umidade e conservação em temperatura ambiente.

Também é importante salientar que toda cápsula (em forma gelatinosa, como é o Etna) deve ser utilizado em até 12 horas após ser retirado se sua embalagem. Questões como data de validade estão dispostas na própria embalagem do medicamento. 

Posologia e Forma de Usar

Para informações referentes à posologia do medicamento, o mais indicado é consultar o médico mais próximo. O intuito aqui é apenas informacional. Porém, segundo a bula do remédio, o mais indicado, para adultos, é a ingestão de duas cápsulas, 3 vezes ao dia.

etna posologia

No uso pediátrico essa posologia é menor, de 2 cápsulas. Não devem ser inseridas mais que 6 cápsulas por dia, pois é possível gerar uma superdosagem do medicamento. O tratamento tem duração média de 45 dias, sendo variável entre 30 e 60 dias.

Quais são as Reações Adversas do Medicamento?

As reações comuns ao medicamento Etna são oriundas de: superdosagem ou eventos isolados. É necessário lembrar que esse tipo de cápsula, por ser gelatinosa, não deve ser partida, cortada, mastigada ou aberta. As reações comuns ao medicamento são: náuseas, constipação, dores de cabeça e eventos de vômito.

Já as reações incomuns são fenômenos de alergias associadas aos componentes do medicamento.  Já a versão injetável na cor âmbar deve ser aplicada por profissionais da saúde em lugar esterilizado e antes de fazer o uso deve se verificar o estado do medicamento.  

Deixe se comentário