Dermatite → Conheça Quais São os Tipos e Causas!

A dermatite é uma doença inflamatória da pele, também apresentada como uma reação inflamatória e bastante conhecida por eczama. Concentra grande vermelhidão na pele, coceira e, até, a apresentação de bolhas. Porém, as manifestações clínicas são muito distintas de uma pessoa para outra.

Assim como outras doenças, é divida em tipos, uma mais “leve” e casos pesados. Em casos mais graves, pode até causar rachaduras na pele. Em geral, a dermatite não é uma doença contagiosa, e se diferenciam por critérios clínicos.

O Que É e Quais São os Tipos?

A dermatite é essa doença caracterizada por inflamação. Muitas vezes é confundida com dermatoses, que têm sintomas e lesões parecidas na pele. Porém, cada uma requer a análise clínica por um médico especialista para o melhor diagnóstico possível.

dermatite

As dermatites de contato, é a alergia ou sensibilidade a substâncias como metais e fragrâncias. Pode ser dividida em alérgica e irritativa. Esse é o tipo mais comum, porém ainda existem outros, como:

  • Seborreica: tipo crônico, inflamação e vermelhidão na região da cabeça e couro cabeludo;
  • Atópica: aparece em bebês, nos bracinhos e, e, adultos, nas dobras do corpo;
  • Herpetiforme: intolerância ao glúten, bolhas com sensação de queimação;
  • Ocre: são manchas roxas causadas pelo acúmulo de sangue nas pernas e tornozelos;
  • Esfoliativa: pele vermelha e descamando;
  • De fralda: quando a fralda causa assaduras na pele do bebê;
  • Perioral: ocorre na região da boca;
  • Numular: caracterizada por manchas arredondadas e bolhas, acontece no inverno.

Qual Médico Devo Procurar?

A visita regular a um clínico geral é essencial, ele será capaz de fazer exames básicos, como o hemograma e, após isso, provavelmente o encaminhamento será para um médico dermatologista, que será capaz de realizar exames específicos.

Esses exames serão capazes de mostrar qual o tipo de dermatite e como fazer o tratamento de uma forma saudável, não arriscando par automedicação. Pois doenças dermatológicas podem ser agravadas com a medicação ou pomada usados de forma errada.

Causas da Dermatite

dermatite causasAté mesmo questões psicológicas são capaz de interferir na pele. Isso acontece por diversos motivos, a questão genética também entra em cena. Além de, é claro, o clima e a temperatura. Tanto o calor excessivo quanto o frio podem desencadear e propiciar para o surgimento de dermatites. 

Para a prevenção, a higienização das mãos após chegar em casa, não utilizar algodão na pele irritada, uso de gel dermatológico sem esfregar e banho em temperaturas amenas são as principais dicas.

Sintomas Comuns

Os sintomas são parecidos em todos os tipos. Alguns são mais aparentes, nas questões de vermelhidão, coceira e se a pele está ou não descamando. Somente um médico será capaz de dizer que tipo de dermatite o paciente está sofrendo.

Porém, cabe a pessoa ficar atenta no seu corpo. Erupções na pele podem ser um sinal de que algo não está correto. Ficar atento, também, em manchas vermelhas no corpo. Outro sinal interessante é a presença de caspa, que pode ser outro sinal.

Tratamentos Usuais

dermatite tratamentosO tratamento varia de caso para caso e de tipo para tipo. Leva em consideração a densidade de ocorrência da dermatite e, cada tipo possui um tratamento diferente. Também existem medicamentos, como a Prednisolona, que pode ajudar no tratamento das dermatites e outras doenças dermatológicas.

Todos os medicamentos e doenças discutidos aqui servem apenas para questão de informação. Não é a intenção do site a automedicação. Em qualquer caso de dor ou sintomas relatados aqui, procure imediatamente ajuda médica ou farmacêutica.

Deixe se comentário