Bronquite → Saiba os Sintomas e Principais Tratamentos!

A bronquite é uma doença que atinge grande parte da população e não conta com um padrão. Principalmente crianças sofrem com mal, mas também há uma incidência muito grande em jovens, adultos e idosos. Essa inflamação é caracterizada pela obstrução dos brônquios.

Estas estruturas, os brônquios, são responsáveis por levar o ar até os pulmões, causado complicações respiratórias. Pode ser aguda ou crônica e é geralmente acompanhada de outra enfermidade ou dificuldade respiratória. Confira tudo sobre a bronquite!

O Que É essa Inflamação?

A doença respiratória que consiste em um mico revestindo os brônquios é a bronquite. Os canais respiratórios levam o ar até os pulmões e, não conseguindo, geram secreção e inflamação, resultando na grande dificuldade em respiração.

bronquite

Há muita confusão em relação à asma, porém, mesmo que os sintomas sejam, de certa forma, parecidos, os diagnósticos são diferentes. Com o excesso de muco, pode causar falta de ar. Se você estiver sofrendo com algum desses sintomas, o mais apropriado é a consulta médica.

Tipos de Bronquite

Diferentemente de outras enfermidades, a bronquite é dividida, basicamente, em dois grandes grupos. A aguda e a crônica. Ambas são inflamações dos brônquios e ambas podem ser consequência de um resfriado ou de uma gripe.

A bronquite aguda é, geralmente, uma infecção viral, decorrente de gripe ou resfriado. Geralmente, o paciente é acometido por alguns dias com a doença. Já a crônica é em decorrência do consumo excessivo de tabaco e a uma grande exposição à poluição.

Sintomas dos Tipos Agudo e Crônico

bronquite sintomasOs sintomas tanto da crônica quanto da aguda são semelhantes. No caso da aguda, ataques precedidos com azia e dificuldade respiratória são apresentados. Febre, dor de cabeça, de garganta e rouquidão também são sintomas. No caso da crônica, os sintomas da tosse são mais intensificados, fazendo um chiado e um grande esforço para tossir.

Outra forma de sintoma é a dificuldade de dormir, referente à febre e tosse. O caso da tosse deve ser muito bem analisado por um médico clínico geral ou pneumologista para que não haja o progresso da doença para um enfisema pulmonar.

Fatores de Risco

Existem fatores que podem agravar um caso. O fumo, por exemplo, pode contribuir para o desenvolvimento tanto da aguda quanto da aguda. O fato de gripes e resfriados seguidos e alergias em geral podem diminuir a imunidade.

Como comentado, é uma doença que está presente em todas as idades, porém, em crianças e idosos, justamente pelo fato da imunidade mais baixa, é mais frequente. Também, a exposição a gases nocivos e agentes irritantes podem agravar a doença.

Tratamentos Usuais

bronquite tratamentosLembrando que, todo conteúdo dessa publicação, assim como no geral do site, são apenas de conteúdo informacional, ou seja, se você está com algum dos sintomas citados aqui, procure imediatamente ajuda médica e diga NÃO à automedicação.

O tratamento é medicamentoso, através de pílulas. Há uma gama imensa de medicamentos que combatem essa doença. Um deles é a azitromicina, que, dentre seus benefícios consegue combater essa doença. Porém, é um medicamento controlado, ou seja, a prescrição médica é necessária.

Deixe se comentário