Bicarbonato de Sódio → Saiba Para Quer Serve e Benefícios!

O Bicarbonato de sódio é um coringa: pode ser usado para diversas funções e tem diversos benefícios. Sendo uma substância alcalina, tem um pH alto, ou seja, tem um potencial hidrogeniônico alto, é usado para neutralizar substâncias ácidas.

Em química, a medida numérica de acidez é o pH, que são divididos em ácidos e bases. Ácidos têm pH baixo, entre 1 e 5 na escala. As bases, também chamadas de substâncias alcalinas, têm um pH bem mais alto, entre 9 e 14.

O que é o Bicarbonato de Sódio?

Essa substância alcalina pode ser dissolvida em água e as pessoas a usam para as mais distintas funções, como, por exemplo: clarear os dentes, limpar a garganta ou diminuir a acidez estomacal. Além de ser usado na saúde, também é usado como “tira manchas” de roupas e tecidos em geral.

Bicarbonato de Sódio

Há também que o usa para o emagrecimento, embora estudos científicos não comprovem essa eficácia. Alimentos alcalinizastes costumam ter menos calorias, por exemplo os vegetais e frutas. As reações bioquímicas do corpo tendem a já deixar o sangue neutro, dessa forma, alimentos alcalinos apenas ajudam no consumo de alimentos menos calóricos.

Pra Que Serve É Usado?

Sua fórmula química é (NaHCO3), e é muito usado no ramo alimentício. Principalmente em alimentos já prontos, como aqueles que vão direto para o micro-ondas. Também é comum vê-lo nas prateleiras do setor de limpeza do supermercado.

Na questão de limpeza doméstica, pode ser usado para tirar cheiro ruim da geladeira, colocando-o em um recipiente aberto dentro da geladeira. O produto deve ser trocado em três meses. Também na lava-roupas, onde o bicarbonato de sódio é capaz de realçar o branco das roupas.

Quais os Benefícios do Bicarbonato?

Bicarbonato de Sodio beneficios

Já adianto que são muitos. Mas é preciso lembrar que o consumo excessivo do bicarbonato de sódio não é recomendável. O ideal é cerca de 30 gramas por dia, duas colheres de chá, dependendo o que você for fazer com o produto.

É usado para clarear os dentes, combater a acidez do estômago, tirar manchas escuras da pele, melhorar o desempenho em corridas (adicionando 1 colher em 1 litro de água), usar contra a coceira na garganta (em forma de gargarejo) e até clarear as unhas!

Pode Ser Usado Para Melhorar a Pele?

Pode! Além de ser usado para tirar pequenas manchas de pele, colocando 1 colher de bicarbonato de sódio para cada 3 colheres de hidratante (dê preferência aos grossos) e aplicar durante o banho. O uso antes da depilação também é comum.

Como uma esfoliação, o comum é usar um pouco de bicarbonato com água e sabonete líquido. Assim, os poros abrirão mais fácil e a depilação acontecerá de forma suave. Mas atenção! É recomendável que você enxague muito bem a região após usar o bicarbonato.

E Para Cabelo, Pode Ser Usado?

Bicarbonato de Sodio cabelo

Com certeza! Pode ser usado como um hidratante para cabelos! A receita também é simples: 1 colher pequena de bicarbonato para um frasco de shampoo. A questão é que ele se torna um anti-resíduos, ajudando e prevenindo com a caspa, por exemplo.

Também pode ser usado para dar um up nos cabelos, para isso, a mistura é feita através de 3 colheres de bicarbonato para um copo d’água. Só que, dessa vez, o ideal é massagear o couro cabeludo e enxague com água abundante.

Deixe se comentário